quarta-feira, 15 de abril de 2009

o mapa cor-de-rosa

um dia, alguém teve uma ideia. campeonato do mundo de futebol em África? bora! ficou combinado, 2010, lá estaríamos nós. e como é que se vai pra África? logo aquela do sul, lá embaixo, entre Atlântico e Índico... hmmm, outra ideia do caralho, bora de carro. bem, como é óbvio, em áfrica não andam carros. andam jipes. ok. ir de Lisboa até à Cidade do Cabo de jipe lá pra junho de 2010... tá combinado!
aproveitando os meus conhecimentos africanos, procurei saber se isso era sequer possível. possível é sempre, dizem-me, mas roça o dificílimo. e mais contas de cabeça e de kilómetros e tempo e os países a cruzar e zonas de guerra e rebeldes e coisas que só existem ainda em áfrica, comecei a procurar alternativas. tendo uma base em angola por razões familiares, já ganhávamos uns milhares de kilómetros e passávamos as zonas mais complicadas... e precisaríamos de muito menos tempo.

com certeza, a maioria de vocês já ouviu falar do mapa cor-de-rosa. aquele, que lá para os fins dos 1800 foi reclamado pelo portugueses como território nacional. basicamente, tornar português aquele espaço entre Angola e Moçambique. no fundo, atravessar África de ocidente para oriente, à la Capelo e Ivens... mas com mais de 100 anos de intervalo.

o objectivo continua o mesmo, o campeonato do mundo de futebol na África do Sul, o caminho é que se alterou. agora é o seguinte:

- chegar a Luanda e descer até Benguela (os nossos headquarters) e arrancar daí para só ver mar algures por Quelimane, passando pela Zâmbia (quem sabe Lusaka). Esse caminho ainda está por definir, mas Benguela e Quelimane são paragens obrigatórias. depois é rumar a sul, de Maputo à Cidade do Cabo. Qualquer coisa parecida com isto:


não é preciso convite para entrar nesta expedição. basta só dinheiro e tempo... e um bocadinho de coragem talvez. ah, e fiquem tranquilos: de acordo com o googlemaps, há estradas em África!

2 comentários:

Tornesi disse...

Ontem, enquanto jantava uma imperial e uma chamuça no Esteves, olhei para a mesa vazia do canto e pensei: "falta ali alguém a combinar idas e vindas pelo Mundo fora". Conta comigo para o mergulho no Índico em Quelimane e para qualquer coisa como um Costa do Marfim-Dinamarca no Cape City mother fuckin' Stadium.

Piero disse...

Fiquei emocionado com este post.

Esta não falho nem que me tenha de despedir!